sábado, abril 23, 2005

Conselho de Pessoa

Deram-mo quando era ainda muito miúda. Li-o vezes sem fim. Suspeito que se entranhou em mim como serpente que engolisse por acaso, confundido o réptil por uma gruta quente e húmida a dizer-lhe que era sua. Era eu. Houve muitos outros importantes nas várias vias da minha vida. Nenhum tão estruturante como este. Assim o suspeito. Quem bem me conhece compreenderá. Quem não, terá certamente o prazer de reconhecer num mestre o que em si mesmo pressente como sendo.
Deixo-o aqui, por ser parte intrínseca de mim. Para continuar a tê-lo por perto. Para o partilhar com os que também lhe sentem a falta, com os que - a partir de hoje - a vão sentir. Dou-vos, de bom grado, este conselho.


CERCA DE GRANDES muros quem te sonhas.

Depois, onde é visível o jardim

Através do portão de grade dada,

Põe quantas flores são as mais risonhas,

Para que te conheçam só assim.

Onde ninguém o vir não ponhas nada.
Onde ninguém

Faze canteiros como os que os outros têm,

Onde os olhares possam entrever

O teu jardim como lho vais mostrar.

Mas onde és teu, e nunca o vê ninguém,

Deixa as flores que vêm do chão crescer

E deixa as ervas naturais medrar.

Onde ningém

Faze de ti um duplo ser guardado;

E que ninguém, que veja e fite, possa

Saber mais que um jardim de quem tu és -

Um jardim ostensivo e reservado,

Por trás do qual a flor nativa roça

A erva tão pobre que nem tu a vês.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial