sábado, abril 30, 2005

Hipóteses de Voar

O Sem Juízo de Campo d'Ourique, ontem, sobre árvores centenárias, sentados nós no banco de um jardim polvilhado de gente, veio ter connosco. O galo julgava que tinha hipóteses de voar e ia subindo, ramo a ramo, até deixar de nos ver. O miúdo estava constantemente a procurar a bola por entre pernas. Tal era a frondosidade da flora, a loucura da ave, o engarrafamento d'homens.
O Sem Juízo perguntou-nos porque tiraram daqui os eléctricos, porque não há um jardim em Campolide, de que cor é... - Verde. Não. - Azul?? Um sorriso a emoldurar-lhe os lábios de lápis afiado. - De que cor, então? Minha senhora...

Dir-se-ia uma criança sagaz e séria a questionar gente acimentada em tantas evidências improváveis. Nós.

Desceu um vento súbito sobre o parque. Distraiu-nos das veleidades do galo, das tropelias da bola, do trânsito serpenteado dos habitantes do fim da tarde.

Que faço eu aqui contigo? Fui eu que pensei. Vou para casa. E foi quando a voz do Sem Juízo se começou a perder, afastada pela mão do pai.

segunda-feira, abril 25, 2005

Pouco mais do que uma aresta

Ao teu lado
toda a luz é suave
qualquer vento é aragem
e a chuva
um lago vertical
e de passagem


Junto a ti
o medo é um gato
que boceja
em plena sesta
a solidão
uma preguiça consentida
a morte
pouco mais do que uma aresta
do diamante
que é a vida

Estado Lírico

Decididamente não consigo afastar-me desta idade lírica, assumir o meu estado épico, balzaquiano, operático, wagneriano, sarcástico e tétrico. Fico-me pelo entredentes do cinismo e os floreados campais, as letras minúsculas, os nomes impróprios. Não me vejo lado a lado com palavrões sombrios: como Trevas, Morte, Tudo...às vezes arrisco-me no Futuro e gosto, sobretudo, da invisibilidade vertical do Silêncio. Tudo o mais é imenso, é demais. Se calhar devia começar a treinar ser em conformidade com a minha idade, fazer condizer o que digo com letras de forma, com um léxico mais assenhorado. Não consigo. Ainda prefiro ribeirinho a Meu Amado, saia de chita a brocado e com este texto estou, decididamente, no sítio errado.